quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HORA DO SOL

Por Antony Chaves
Foto de Rogério França


Cuidados pessoais são fundamentais na hora de se expor ao sol

Sol e praia. Com apenas essas duas palavras pode-se definir o período mais esperado do ano no Brasil: o verão. A temperatura alta é também outro ponto que se destaca durante a estação. A marcação nos painéis de sensação térmica passa dos 30 graus Celsius na maior da parte da manhã e tarde. Haja calor.
A ciência, mais precisamente a geografia, explica que os raios solares incidem de maneira mais intensa na época do verão, devido à inclinação do eixo terrestre em relação ao Sol. Dessa maneira, há um maior número de horas de luz e calor na estação.
Uma cena comum de ser ver no verão, como se pode verificar nas fotos acima, é praia lotada. Muitas pessoas assimilam a estação com o bronzeado perfeito. Outras preferem tomar apenas banho de sol, sem bronzeador. Enquanto existem aqueles que usam o bloqueador solar.
Contudo, verão não é somente praia e lazer. Cuidados com a saúde são primordiais, principalmente aqueles com a pele. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência no País e está diretamente ligado à exposição ao sol. A doença corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
A turista Meiry Alves, de 33 anos, veio de São Paulo para passar uma temporada em Recife. Ela não larga a praia de Boa Viagem e, como de costume, não se esquece de passar o protetor solar no corpo e no rosto, além de usar boné. “Independente de estar na praia, eu utilizo o bloqueador. Quando passeio de bicicleta ou ando pelas ruas em dias de sol forte, coloco o  protetor”, diz..
Meiry está certa. A dermatologista Ana Cristina indica que o uso do protetor solar é indispensável na hora de ir à praia ou até circular normalmente pelas ruas. “Além do bloqueador solar, é importante também usar alguma coisa para cobrir a cabeça, como o boné,  e óculos escuros. Os raios do sol são prejudiciais à saúde quando não são filtrados corretamente”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário