sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SOU ESTAGIÁRIO. E AGORA ?

Por Antony Chaves


Quem não gostaria de manter um currículo rico em experiências, com passagens em grandes empresas? O sonho de todo estudante - seja do nível médio, técnico ou superior - é estagiar ou ser trainee em uma organização que seja referência no mercado de trabalho. Para entrar como estagiário em uma “boa” empresa é preciso passar, na maioria dos casos, por um longo e desgastante processo seletivo, que pode durar até meses (devido geralmente ao grande número de etapas). Depois disso, vem a dúvida que talvez mais se infiltre na cabeça dos jovens: se eu for o escolhido ou a escolhida, como devo me comportar dentro de uma companhia? Essa pergunta tem sido levantada constantemente, principalmente por aqueles que pretendem seguir carreira dentro da corporação.

A estagiária Mônica Vasconcelos, de 25 anos, acredita que manter um relacionamento profissional e ético com o supervisor do estágio caracteriza um bom comportamento. Ela, que cursa o quinto ano de fisioterapia e trabalha no Hospital Geral do Exército, em Recife, diz que é importante ficar atento às demandas do dia a dia e sempre procurar o chefe quando algo não está claro. “Tento manter a comunicação aberta com o meu superior. Tenho dúvidas em algumas atividades e peço a ajuda dele. Dessa forma, aprendo muitas coisas indispensáveis para a minha carreira profissional”, diz.

Para o especialista em empregabilidade, Rodrigo Tenório, alguns aspectos são importantes para um desempenho adequado nas organizações, durante um estágio. “Saber trabalhar sob pressão, mostrar dinamismo, bom relacionamento com pessoas e pró-atividade são os itens mais procurados pelas empresas”, afirma.

Rodrigo ainda alerta para as mentiras que são inseridas no currículo, mas que podem ser descobertas ainda no processo seletivo, principalmente através de aplicações práticas. “Falar que tem o inglês fluente, quando na verdade só possui escrita e fala técnica é uma dos erros mais cometidos pelos candidatos”, enfatiza.

Pensando no comportamento adequado , a coordenadora dos estagiários da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Geiza Rocha, criou o Kit Básico do Estagiário (Kibe). Esse kit mostra dicas importantes para estudantes que pretendem ingressar num estágio.Veja aqui.


Veja abaixo mais dicas de um bom comportamento no estágio:

  • Tenha iniciativa;
  • Mostre sua motivação no desenvolvimento das atividades;
  • Cobre seu supervisor acerca de seu desenvolvimento profissional;
  • Faça tudo sempre o melhor possível;
  • Desenvolva trabalho em equipe;
  • Respeite as normas da empresa;
  • Saiba antes de começar o estágio o que a empresa faz;
  • Saiba tudo sobre seu setor de atuação;
  • Seja sempre educado, principalmente em momentos de tensão, fato normal em qualquer ambiente de trabalho;
  • Faça seu network, ou seja, novos relacionamentos, pois eles serão muito importantes no futuro;
  • Aprenda o máximo que puder: você ganhará com isso, acumulando novas experiências;
  • Nunca fique com dúvidas: estágio é para colocar em prática o que você aprendeu na sala de aula
  • Tenha responsabilidade e faça seu planejamento de metas para o estágio: onde quero chegar, o que devo aprender...
  • Tenha senso crítico, sem exageros;
  • Quando não souber, peça ajuda a seus colegas ou supervisor.




DELEGADO INDICIA EMPRESÁRIO POR HOMICÍDIO DOLOSO

Texto e foto: Marcos Antônio

                                           Delegado Moisés Teixeira nos últimos atos do Inquérito
O delegado de Porto de Galinhas Moisés Teixeira Barbosa encerrou o Inquérito Policial que investigava o atropelamento ocorrido no dia 09.10.2010, em Maracaípe – Ipojuca-PE. Em sua conclusão, o delegado indiciou o empresário Leandro Meireles Franco por homicídio doloso e tentativa de homicídio na modalidade dolo eventual. Ao final do relatório a autoridade policial solicitou a Prisão Preventiva do indiciado. O inquérito foi encaminhado ao Fórum de Ipojuca  e entregue à juíza da Vara Criminal, Andréa Calado. Agora, o promotor de justiça Dinamérico Wanderley vai analisar o procedimento policial e se pronunciará quanto à prisão solicitada.

As investigações realizadas confirmaram as primeiras suspeitas. Segundo consta nos autos do Inquérito no dia 09 de outubro de 2010, por volta das 19:30h o empresário Leandro Meireles Franco conduzia o veículo buggy, de placa HVH-2080-PE. Ao passar pela praia de Maracaípe, Leandro atropelou Rafaela de Oliveira Amaral, Felipe Simões da Mota Oriá e Jéssica Cavalcanti Pires. Logo após o atropelamento, Rafaela de Oliveira morreu no local e as outras vítimas foram socorridas para o Hospital D. Helder no Cabo de Santo Agostinho, onde receberam os primeiros socorros.

O delegado que concluiu o caso disse que todos os indícios levaram à culpabilidade do indiciado. “Tudo que consta no inquérito policial dá conta de que o autor do fato foi mesmo o Leandro. Não há outro citado e as investigações são conclusivas. Agora cabe à Justiça decidir o futuro dele”, asseverou.