terça-feira, 9 de novembro de 2010

ESPECIAL MULTIMÍDIA É DISCUTIDO NA FJN

Texto e foto: Rogério França

Repórteres do JC apresentam  o  multimídia "Infância perdida"   na  FJN

Se alguém acreditasse em superstição provavelmente teria deixado de ouvir três vencedoras do 5º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no dia 08 de novembro.  È que no início do evento, enquanto as jornalistas Vanessa Beltrão, Vanessa Cortez e Fabiana Maranhão- todas do Sistema Jornal do Comércio de Comunicação- se preparavam para apresentar o projeto multimídia "Infância Perdida”, para os alunos da instituição, ocorreu um pequeno incidente. No momento em que o anfitrião, professor Franco Benites, organizava uma mesa onde estavam alguns copos e duas jarras de água, uma delas deslizou de sua mão. Calma!  Graças ao reflexo do professor o recipiente não caiu no chão e nem molhou as jovens. O único prejudicado foi Franco, que teve que permanecer por quase duas horas com a roupa molhada.  

Para fazer o especial, a equipe percorreu quase dois mil quilômetros e municípios de todas as regiões do estado. O objetivo era encontrar histórias de crianças e adolescentes que foram abusados sexualmente, na maioria das vezes, por pais ou parentes, cuja obrigação deveria ser protegê-los. O resultado foi a produção de uma série de cinco reportagens para TV, quatro para o rádio, três para o impresso e uma especial para a internet. 

 Os cerca dos 30 alunos que estiveram no encontro tiveram a oportunidade de ouvir das profissionais um relato da experiência que vivenciaram até chegar ao resultado final. “O fato de sermos mulheres, jovens e com a aparência de adolescentes foram aspectos que fizeram com que em muitas ocasiões nosso trabalho não fosse levado a sério. Nas delegacias, por exemplo, muitas vezes fomos vistas de maneira diferente. Para um repórter homem o tratamento é outro”, afirmou Vanessa Cortez, produtora da TV jornal.   

 Durante o evento, as repórteres destacaram a necessidade de  todos os profissionais  de comunicação estarem preparados para essa tendência do mercado, o valor do trabalho em equipe e a  importância de  um planejamento prévio.   “A falta de planejamento dificulta qualquer trabalho. Se tivéssemos que desenvolver o projeto novamente, com certeza, planejaríamos um pouco mais”, afirmou  Fabiana Maranhão, repórter da TV jornal.

Apesar do auditório não estar lotado, os alunos que estiveram presentes interagiram a todo o momento com as convidadas e ainda tiveram a oportunidade de assistir a exibição de parte da série que foi veiculada no rádio, na televisão e no online.