sábado, 20 de novembro de 2010

CADILAC JFS SE DESTACA NA 67° EXPOSIÇÃO DO CORDEIRO

Por Adalbério Mota


A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados chegou a sua 67° edição. O evento foi realizado entre 09 e 16 de novembro no Parque do Cordeiro. A exposição é promovida pela Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara).
O evento está entre os cinco maiores do gênero do país. A exposição movimentou cerca de R$ 25 milhões em negócios, comercialização de animais e produtos derivados, atraindo mais de 300 mil visitantes.  Entre os dias 13 e 15 foi realizada a competição de do cavalo da raça Mangalarga Marchador, conhecido como cavalos de cela ou de passeio.
A competição foi dividida em três andamentos: a passada que é considerada a verdadeira essência do cavalo de cela, a marcha picada, que assim como a passada é um andamento bastante cômodo para quem monta e a marcha batida, que apesar de ser um pouco desconfortável é bastante elegante. Uma questão que conta bastante nas etapas é a Morfologia, que é o estudo da estrutura do animal. Na etapa só são aceitos cavalos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM).
O cavalo Cadilac JFS, ficou em 5° lugar em andamento, porém em 1° em morfologia o que lhe garantiu o 3° lugar geral entre os competidores que vieram de todos os cantos do país. Para Augusto Carneiro Leão, proprietário do animal, o cavalo vem evoluindo a cada competição “Ficamos em 2° em morfologia na exposição que participamos a dois meses em Limoeiro e hoje fomos o primeiro no quesito, o que mostra realmente uma grande evolução”, disse feliz.
Já o peão Leonardo Silva ficou emocionado com a conquista de Cadillac e se disse surpreso “Fiquei nervoso, essa é a minha 1° competição oficial como peão, não esperava ganhar, pois vem cavalo de todo lugar do Brasil”, afirmou.
A próxima competição que Cadilac estará vai ser a Expo animal que acontece no mês de abril do próximo ano sem data definida, onde só terá cavalos da raça Mangalarga Marchador, o evento vale como seletiva para o campeonato nacional que acontece em Minas Gerais em Julho.




NOVEMBRO CULTURAL NO RECIFE

Por Karla Francine

Novembro é o mês escolhido pela Prefeitura da Cidade do Recife para, através da Secretaria e Fundação de cultura, realizar duas ações que projetam a Capital pernambucana no cenário da cultura nacional. Esta acontecendo na cidade a IV Semana de Fotografia, que teve início no último dia (16) e vai até o dia (21), com exposições, debates e palestras voltadas para profissionais e estudantes da arte. E o XIII Festival Recife de Tetro Nacional, que acontece desde o dia (17) até o dia (29). O evento apresenta obras tradicionais e experimentais e acontece em vários palcos da cidade. 
Dentre os pontos onde acontecerão os espetáculos da programação está o Teatro de Santa Isabel e o Apolo-Hermilo. Os ingressos estão sendo vendidos nos locais das apresentações a preços acessíveis. Além das peças teatrais a programação do festival ainda conta com atividades como seminários, oficinas e rodas de discussões. 
De acordo com os organizadores do evento a programação projeta o Recife como metrópole multicultural do país. “Que os recifenses participem de toda essa programação e assim contribuam para que neste mês o Recife, mais uma vez, desponte no cenário da cultura nacional”, incentiva Renato L, secretário de Cultura do Recife.
Dentre as obras que serão apresentadas no festival os espetáculos: Comediano, o cômico cotidiano de todos os dias, apresentado nos dias 5, 19 e 26 de novembro, no Espaço Cultural Inácia Raposo, sempre às 20h a preço único de R$ 10 e o espetáculo: Uma Noite Africana, que será encenado no dia 25, às 19h30, no Teatro Joaquim Cardoso, com entrada franca.
Música
Também faz parte da programação cultural de novembro a Semana da música, com início no dia 22, dia em que é comemorado o dia do músico. A programação terá inicio com uma missa em homenagem à Santa Cecília, que segundo a tradição católica é a padroeira dos músicos. A missa acontece no auditório do Conservatório Pernambucano de Música, às 17h e segue com um recital duo, dos músicos Fernando Muller e Marco Antônio.
Dia 23 acontece Recital de Cravo, às 15h; apresentação do Grupo Alegreto, às 19h30; no dia 24, a apresentação do Grupo de Percussão Nordeste GPN, às 19h30 e dia 25, o Grupo Sagrama se apresenta às 19h30. Todas essas apresentações serão feitas no auditório do CPM.
Fechando a programação musical, no dia 26, será realizada a Maratona da Música, programação com várias apresentações, shows e recitais. Entre as atrações, destaque para A Trambonada – execução das cenas da ópera O Morcego, pela orquestra de Câmara e prática de conjunto de rock, Orquestra Criança Cidadã e Orquestra de Frevo do CPM.
Para o Festival a PCR e a Fundação de Cultura elaboraram uma cartilha com todas as programações e espetáculos, com os respectivos endereços, roteiros e preços. Outras informações sobre a IV Semana de Fotografia e do XIII Festival Recife de Teatro nacional, também podem ser acompanhadas através do site da Prefeitura do Recife.
Serviço:
Agenda Cultural
Fone: (81) 3355-8065 / www.recife.pe.gov.br/agendacultural