quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FIM DE ANO MOTIVA DOAÇÕES

Por Karla Francine

                                  Centenas de materiais são arrecadadas no período para serem doados
Final de ano não é apenas época para compras, gastos no shopping center ou em reformas na casa. Nesse período do ano muitas pessoas aproveitam para usar um pouquinho da renda que é aumentada com o recebimento do 13º salário, para investir em ações em prol dos mais carentes. São centenas de cidadãos, das diversas classes da sociedade, que empregam uma parte de seu dinheiro e de seu tempo, sobretudo no período que antecede o natal, para se doar e fazer doações ao semelhante que seja mais necessitado.
A solidariedade transcendeu. Hoje empresas e organizações públicas também se movimentam em prol de instituições carentes e motivam seu pessoal a participarem de atividades que estimulem e desenvolvam a solidariedade. A exemplo disso, o Centro Integrado de Defesa Social, o Ciods, órgão da Secretaria de Defesa Social – SDS, realizou no mês das crianças uma gincana entre seus funcionários para arrecadar leite e frauda descartável para crianças carentes que vivem em creches na Região Metropolitana do Recife.
Para o coordenador do Ciods, o coronel Sérgio Viana, a iniciativa ultrapassou as expectativas e motivou o órgão a continuar com projetos solidários. “A ação serviu para trabalhar a sensibilidade e o lado fraterno de cada um de nós”, salientou. A iniciativa deu tão certo que o Centro está planejando uma nova gincana para o mês de dezembro, onde pretendem arrecadar brinquedos novos, para serem distribuídos com crianças carentes no natal.
Além de órgãos públicos e empresas, instituições religiosas como Centro Espírita e Igrejas de várias denominações, costumam realizar atividades solidárias em comunidades carentes ou entre instituições com condições precárias, que necessitam de apoio e é nessa época do ano que se evidencia com maior ênfase a  necessidade de se realizar obras de caridade. A representante do Núcleo Espírita Irmãs da Concentração, que se localiza no bairro do Arrura, no Recife, Luiza da Silva, explica que caridade é para todos, não apenas para o espírita ou para o cristão, e não deve ser feita somente no final do ano, mas em todo o tempo, pois sempre vão existir pessoas que precisam de ajuda. “Nosso trabalho é feito com pessoas muito necessitadas de comunidades paupérrimas. Ajudar é de grande valia, enche nosso coração de gratidão”, afirmou.
Para quem não sabe como fazer uma doação existem instituições que estão abertas o ano todo, não somente neste período de festa, para receber doações, a exemplo do Lar do Neném, situado no bairro da Madalena, no Recife, ONG que acolhe crianças de 0 a 3 anos há 32 anos. Outra instituição que também cuida de crianças e está aberta a doações é a Creche Comunitária de Chão de Estrelas, que atende 120 crianças atualmente, e o Núcleo Espírita Irmãs da Consolação, que assiste idosas carentes do bairro de Campo Grande e adjacências e gestantes do povoado de Gambá, zona rural do município de Goiana - PE.
Doações
Para doar alimentos, roupas, fraudas descartáveis, objetos de higiene pessoal, dentre outros materiais o endereço das entidades são os seguintes:
Lar do Neném
Rua Meneses Drumont, 284, Madalena - Recife
Fone/Fax: (81) 3227-2762 / 3228-0123
Creche Comunitária Chão de Estrelas
Rua Marcílio Dias, 48 - Campina do Barreto - Recife
Fone: (81) 3499-3239 / 8727-8735
Núcleo Espírita Irmãs da Concentração
Rua do Triunfo, 52 - Arruda - Recife
Fone: (81) 3444-4422 / 8623-1760


Nenhum comentário:

Postar um comentário